A Prefeitura de Divinópolis em conjunto com o Instituto Áquila de Gestão promoveu treinamentos com servidores municipais sobre o Projeto Cidades Excelentes, que está sendo implementado no município. O programa que está sendo implementado na cidade desenvolve cultura de gestão para resultados, conhecimento e aplicação de ferramentas para análise de oportunidades e melhoria nos processos na Prefeitura de Divinópolis.
Os treinamentos ocorreram nos dias 26 e 27 do mês de agosto e participaram 145 servidores que foram divididos em três turmas, em razão da pandemia, sendo que todos os protocolos sanitários foram respeitados.
Dos 145 servidores, tivemos 25 participantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), 16 servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semc); 16 da Procuradoria Municipal; 14 da Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras e Planejamento (Semfop) e 11 da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas de Mobilidade Urbana (Seplam). Também participaram representantes das Secretarias Municipais da Fazenda, Educação, Trânsito, Serviços Urbanos, Esportes, Desenvolvimento Econômico, Governo, Controladoria e Social e do Gabinete do Prefeito. Ainda participaram representantes da Previdência Social do Município de Divinópolis (Diviprev) e Empresa Municipal de Obras Públicas (Emop).
O objetivo foi promover o nivelamento sobre gestão para resultados, conhecer a metodologia do Projeto Cidades Excelentes e a estrutura do programa em desenvolvimento na Prefeitura de Divinópolis. “A expectativa foi o alinhamento dos servidores do município de Divinópolis frente aos conteúdos relacionados aos indicadores de desempenho que balizam o Programa Cidades Excelentes, bem como o crescimento em maturidade em gestão”, explicou o Consultor Sócio e Líder de Projeto Instituto Aquila, José Roberto Soares Lima.
O programa Cidades Excelentes reúne o que há de mais moderno para a gestão pública municipal, além de uma metodologia utilizada através de uma análise detalhada do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), a primeira ferramenta do país com 39 indicadores públicos municipais de todas as cidades brasileiras, atualizadas em tempo real. O projeto possui 05 (cinco) pilares de um clico virtuoso de desenvolvimento humano, quais sejam: Saúde e bem-estar; educação; eficiência fiscal e transparência; Desenvolvimento Socioeconômico e ordem pública e Infraestrutura e mobilidade urbana.
O Assessor Especial de governo e líder do projeto, Fernando Henrique Costa de Oliveira, ressaltou que: “ É um programa que vai elevar Divinópolis para o patamar de destaque que merece, buscando cada vez mais prestar um serviço público eficiente e de qualidade para o cidadão. Essa gestão possui ambição e sabe onde quer chegar e, por isso, está direcionando esforços da máquina pública rumo a melhores resultados. É essencial a participação dos servidores nesse projeto e, em razão disso, vamos promover sempre esses treinamentos, para que o engajamento dos servidores seja cada vez maior, proporcionando capacitação e melhores condições para executarem suas funções, com planos de ação e de trabalho que otimizam os serviços prestados pela prefeitura.”.
Fonte: https://www.divinopolis.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/9995/145-servidores-participam-de-treinamento-do-projeto-cidades-excelentes