Projeto de simulação de cidades virtuais é desenvolvido por estudantes da UFRGS

por Grupo Editores Blog.

O projeto CIVITAS, desenvolvido pelo Laboratório de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição (LELIC) da UFRGS, introduz um jogo educacional que simula a construção de cidades. Denominado CITTÀ, o jogo é voltado para alunos do ensino fundamental e busca aprimorar a aprendizagem colaborativa e o planejamento urbano.

Particularmente, O CITTÀ utiliza tecnologias Java e OpenGL, permitindo a interação dos alunos em um ambiente virtual. A estrutura do jogo é baseada em uma arquitetura cliente/servidor, em que os alunos acessam o jogo por meio de um software instalado em seus computadores, e um servidor central controla as interações e a comunicação.

Ferramentas do jogo de simulação de cidades virtuais

O CITTÀ é composto por diversos módulos, incluindo um editor de relevos, um simulador urbano e editor de objetos, todos eles construídos em Java.

Durante o game, professores e alunos tomam decisões conjuntas, planejando e construindo a cidade virtual. As regras do jogo abordam aspectos socioambientais, histórico-culturais, ético-estéticos e político-econômicos. 

De acordo com o documento original do trabalho, esses temas geram subsídios para reflexão crítico, tanto dos conteúdos curriculares quanto dos valores implicados. 

Implementação e objetivos do projeto

O CIVITAS é implementado em escolas municipais de Venâncio Aires e Mato Leitão, no Rio Grande do Sul, e está em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). 

Esse projeto busca integrar simuladores e ambientes online ao currículo escolar, promovendo uma abordagem interdisciplinar nas áreas de Língua Portuguesa, Ciências Naturais, História, Geografia e Arte.

O projeto prevê o uso de um ambiente virtual 3D que pode ser acessado por vários usuários simultaneamente, permitindo uma experiência de aprendizagem compartilhada e interativa. Desse modo, o objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento, cooperação e resolução de problemas, aplicando esses conhecimentos na construção e gestão da cidade virtual.

Expansão do projeto

Com a implementação do protótipo colaborativo do jogo CITTÀ, o projeto avançará na análise dos impactos do uso do jogo nas formas de construir conhecimento, imaginar, criar e cooperar, de acordo com o artigo original do projeto. Esse estudo também buscará identificar novos modos de subjetivação resultantes da interação entre tecnologias digitais e subjetividade.

Os resultados dessa implementação serão detalhados em um artigo futuro, que relatará avaliações qualitativas e quantitativas do uso do jogo. Inicialmente, o jogo será aplicado em turmas de 3ª série do ensino fundamental das escolas parceiras do projeto. Esses resultados serão apresentados às prefeituras responsáveis pelas escolas. Com base nos dados coletados, será conduzido um estudo para avaliar a viabilidade de ampliar e generalizar o uso do jogo CITTÀ e do projeto CIVITAS para outros contextos educativos.

 

Crédito imagem: jamesteohart / Getty Images

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