Com o expressivo interesse global por profissionais com especialidade em tecnologias, aumentam os desafios no Brasil, em formar e manter talentos, dessa disputadíssima área de desenvolvimentos tecnológicos. Com o crescimento desse mercado de inovações tecnológicas, a população do país, também segue se digitalizando em ritmo acelerado. E a expectativa é que até 2026, 185 milhões de brasileiros estejam conectados nas mídias sociais. Com esse cenário, o e-commerce deve crescer 55%; e mais de metade da população deve estar usando um banco digital. Existe a previsão que em 2030, a escassez de profissionais de tecnologia atinja números assustadores. A lacuna de talentos digitais no Brasil deve chegar a 1 milhão de vagas não preenchidas.
Com essa modernidade, o ritmo de crescimento das vagas em tecnologia só aumenta no Brasil. Líderes de empresas estão com dificuldade de contratar talentos nesse setor. Muitos executivos em cargos de gestão declararam que, em suas empresas não estão preparados para lidar com a lacuna de talentos digitais. Profissionais de RH consideram que contratar desenvolvedores, será o maior desafio que enfrentarão no próximo ano.
O mercado para os profissionais de tecnologia em constante crescimento
Entre os profissionais que estão em falta nesse mercado, estão os designers de UX, cientistas de dados, engenheiros de dados e desenvolvedores de cloud. A demanda é forte, especialmente nas áreas de infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), automação e IA (Inteligência Artificial). Os poucos talentos disponíveis são altamente disputados. Para acirrar ainda mais essa disputa por atração e retenção, o mundo de trabalho remoto globalizou a alocação de vagas. Com isso, empresas de fora estão entrando na briga para contratar os escassos talentos locais.
Empresas precisam criar atrativos para conquistar talentos profissionais
Nesse contexto temos uma demanda acelerada e de outro uma oferta de profissionais que não caminha na mesma velocidade. O desafio das empresas que querem montar ou acelerar seus negócios digitais é criar atrativos para terem em seus quadros os disputados profissionais. Elas precisam estar prontas com oportunidades diferenciadas e amplamente vantajosas para conquistarem os melhores talentos desse setor.
Dessa forma a digitalização nas empresas virou uma questão de sobrevivência. No ano passado, por exemplo, o Facebook anunciou seu plano de contratação de mais de dez mil talentos digitais para a construção do seu metaverso. Enquanto que a Amazon deve contratar mais 55 mil funcionários, muitos destes no Brasil.
Profissões tecnológicas em alta no mercado mundial
Engenheiro de dados – A atividade do trabalho deste profissional abrange a criação de relatórios e exposição de métricas sobre os dados obtidos e trabalhados pelos departamentos.
– Designers de UX – Esse profissional tem como principal objetivo criar um produto ou serviço que atende às necessidades do usuário. O UX design pode ajudar sua empresa a melhorar o índice de satisfação dos seus clientes;
Cientista de dados – Seu principal objetivo é extrair informações valiosas e insights significativos, a partir desses dados, a fim de tomar decisões e impulsionar o crescimento da organização.
– Desenvolvedores de cloud – Compete a esse profissional educar as equipes sobre o uso de novas tecnologias e iniciativas de Cloud. Também alinha o andamento dos projetos de nuvem, junto a outras lideranças de TI.
O desafio no país é formar mais profissionais no setor de tecnologia
Um fator importante a ser avaliado é sobre o número insuficiente de profissionais formados no Brasil para atendar a demanda tecnológica. Para cada novo profissional formado em áreas relacionadas com tecnologia, o país forma mais de onze alunos de direito ou administração. Com isso gerado um desequilíbrio entre áreas de negócio e tecnologia. Nos EUA e na Alemanha essa proporção é de um para cinco. Mundialmente, estima-se que até 3 milhões de vagas de cybersecurity não consigam ser preenchidas pelo simples fato desses profissionais ainda não existirem.
Remuneração desses profissionais e vantagens de trabalharem de forma remota
Referente aos salários dos profissionais de tecnologias, esses tem sido crescentemente valorizados. A opção de trabalho remoto fez esse valor disparar ainda mais, abrindo o leque de oportunidades em empresas globais que pagam salários em moeda estrangeira. Mas além de pagar um salário competitivo, é importante acrescentar muitas empresas oferecem incentivos de longo prazo.
Destacando que os cargos de tecnologia passaram a ser ocupados de maneira 100% remota durante a pandemia e, diferente de outros cargos que aos poucos voltaram para o físico, ou modelo híbrido, muitos desses profissionais seguem em casa.