Nos últimos anos, os podcasts surgiram como uma nova forma de distribuição de conteúdo de áudio para um público amplo e internacional. Particularmente populares entre o público mais jovem e nativos digitais, os podcasts são especialmente adequados para conteúdo de áudio de formato longo, como formatos de entrevistas e palestras que se aprofundam em determinados tópicos ou interesses especiais do que os formatos de rádio direcionados ao público em geral.
De acordo com o último relatório de notícias digitais do Reuters Institute , uma média de 34% dos entrevistados de 20 países ao redor do mundo ouviram um podcast no mês anterior à pesquisa, com o nível de adoção variando significativamente em diferentes mercados. O gráfico a seguir mostra onde vivem os maiores entusiastas e céticos de podcast.
Desde 2019, a adoção de podcasts aumentou em todos os mercados com a Suécia, a casa do Spotify, no comando do hype train de podcast. Curiosamente, o Reuters Institute observa que a pandemia inicialmente desacelerou o crescimento, pois “o COVID-19 interrompeu o deslocamento para o trabalho, afetando negativamente o consumo de notícias”. A ascensão dos podcasts foi retomada este ano, no entanto, aproximando-o um passo de se tornar um verdadeiro meio de massa.