Os 6 maiores desafios da gestão de políticas públicas

por Grupo Editores Blog.

 

No mundo atual, com o desenvolvimento da tecnologia, a resolução de problemas se tornou uma tarefa menos complicada e que pode ser resolvida de formas eficientes. Mas ao mesmo tempo pode ter se tornado uma dor de cabeça para muita gente.

 

Governantes agora têm o dobro de responsabilidade em resolver os problemas de suas cidades. Mídias veiculam e dão voz às pessoas que vivem em situações caóticas. Nada mais foge aos olhos de quem está sofrendo e de quem é o responsável pela resolução desses problemas.

 

Por isso a gestão de políticas públicas é tão importante. É ela que faz o planejamento e execução das ações estabelecidas pelos governos, seja ela em âmbito municipal, estadual ou federal.

 

É esse tipo de planejamento que permite que haja solução para os problemas sociais, tais como saúde, lazer, moradia, segurança e transporte. E com o aumento cada vez maior de uma população consciente dos seus direitos e exigente, o modo de governar tende a passar por certas transformações.

 

Por isso, o sistema de gestão pública tem enfrentado alguns problemas. E é através dessa maior exigência populacional que se criam os desafios enfrentados por esse setor.

 

Os desafios enfrentados pela gestão de políticas públicas

 

Para que os governos possam atender os anseios populacionais de forma a sanar todos os problemas que surgem, alguns aspectos devem ser levados em consideração para que tudo seja bem planejado e resolvido da maneira correta.

 

1. Uma das principais coisas a serem consideradas para realizar essa gestão é realizar um atendimento qualificado que possa resolver as questões urgentes dos cidadãos. Esse que é um dos maiores problemas existentes na política do país.

 

2. Promover a participação da população, para que ela possa participar ativamente da resolução do problema, contribuindo na tomada de decisão juntamente com o governo.

 

3. Fazer a terceirização das atividades municipais. Isso contribui na valorização da experiência, diminui o tempo gasto com operações mais complexas e melhora a produtividade dos servidores.

 

4. Não beneficiar apenas parte da população através da gestão pública. Garantir que possa haver uma igualdade social nesses planejamentos.

 

5. Procurar meios de absorver, planejar e colocar em prática os problemas apresentados pela sociedade, o que também é um dos maiores desafios vivenciados pelos gestores públicos.

 

6. Para que todos os objetivos possam dar resultado, é necessário que não apenas os servidores estejam comprometidos como também precisa haver uma organização e comunicação efetiva entre eles para que tudo possa se resolver da maneira correta.

 

Fonte: Grupo Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário