Periodicamente os países que mais influenciam na agenda política global, realizam uma reunião para discutir propostas capazes de minimizar o impacto ambiental das ações econômicas. Entre os anos de 2008 e 2012 uma série de discussões voltadas ao combate do aquecimento global resultou na criação de uma unidade de medida capaz de contabilizar a emissão de gás carbônico, durante o Protocolo de Quioto.
Qual a importância do crédito de carbono?
O crédito de carbono é um instrumento compensatório que faz com que as empresas reduzam sua emissão de CO2 em troca de valores negociados na bolsa. Esses créditos também podem ser usados para oferecer às nações em desenvolvimento uma chance de potencializar sua industrialização. Portanto, existe um limite de liberação desse gás que aumenta o efeito estufa, síntese dos atuais problemas climáticos, que precisa ser controlado pelas empresas.
Confira três vantagens do mercado de carbono
Promove o desenvolvimento econômico sustentável
A cada 1 tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser liberada para a atmosfera, é gerado 1 crédito de carbono que passa a ser administrado em uma carteira de investimento. Dessa maneira, os processos produtivos recebem incentivo para operar com responsabilidade, levando em conta a escassez de recursos como petróleo, carvão e outros resíduos tóxicos.
Permite que diferentes setores colaborem com o meio ambiente
Um dos grandes desafios da virada do século para promover a consciência ambiental entre determinados setores, do agronegócio às fábricas que ainda funcionam com energia à vapor, era a falta de algum tipo de incentivo. Parecia que apenas uma transformação em prol de um futuro mais limpo não se mostrava suficiente para conscientizar os grandes empresários. Ao adotar uma unidade de medida internacional na contabilização da emissão de carbono, associando-o a um benefício, essa missão passou a ser cumprida sem muitas dificuldades.
Gera receita, visibilidade e melhoria de vida
O crédito de carbono gera receita porque pertence a um mercado de transações de valor, como uma ação de investimento. As empresas são recompensadas pelo compromisso ambiental recebendo esses créditos. Sendo assim, é possível dizer que ter um negócio sustentável é sinônimo de fortalecimento da marca, pela identificação dos consumidores, mas também há lucro intrínseco quando há um grande impacto envolvido.