Coworking com plantas: um oásis urbano para combater o calor

por Grupo Editores Blog.

A busca por ambientes de trabalho confortáveis e saudáveis está em alta, e isso inclui a construção de espaços de coworking com plantas, além de estratégias de ventilação e iluminação naturais.

Este tipo de ambiente laboral não só melhora a estética do espaço, como também ajuda a combater o calor excessivo, proporcionando um verdadeiro oásis urbano. Especialistas acreditam que esse estilo de arquitetura pode se tornar uma tendência para o futuro.

Benefícios das plantas em ambientes de trabalho

As plantas são conhecidas por suas propriedades benéficas, como a purificação do ar e a regulação da temperatura. Assim, em um coworking, elas desempenham um papel ainda mais importante, ao absorver o calor e liberar umidade, criando um microclima mais agradável.

Além disso, a presença de plantas pode reduzir significativamente os níveis de estresse, aumentando assim a produtividade dos trabalhadores e a satisfação com o ambiente do escritório.

O impacto deste tipo de arquitetura pode trazer ainda um benefício extra: a melhora da saúde física e mental dos trabalhadores. Numerosos estudos mostram que a presença de plantas pode melhorar a saúde mental e o bem-estar geral. Isso, em um coworking, se traduz em maior satisfação dos usuários e um ambiente mais colaborativo e inspirador.

Projeto arquitetônico sustentável

O foco desse tipo de coworking, além da beleza e da melhora da produtividade, é também a sustentabilidade. Isso se deve ao fato de que as plantas podem ser estrategicamente posicionadas para maximizar a circulação de ar e melhorar o conforto térmico.

Assim, ao associá-las ao uso de materiais sustentáveis e a implementação de sistemas de ventilação e iluminação naturais, temos um melhor aproveitamento ecológico do espaço.

Desta forma, a necessidade do uso de lâmpadas, condicionadores de ar e ventiladores é reduzida, o que traz um impacto excelente no gasto energético local.

Perspectivas para o futuro

Em um mundo cada vez mais afetado por ondas de calor, estratégias sustentáveis e ecológicas que melhorem o ambiente de trabalho vêm ganhando cada vez mais atenção.

Em paralelo a isso, espaços de coworking se tornaram uma realidade em muitas cidades grandes, e a perspectiva é que este tipo de ambiente de trabalho chegue às cidades menores.

Assim, a união dessas duas tendências, os coworkings que incluam plantas em sua arquitetura, podem ser a combinação ideal de funcionalidade, sustentabilidade e, também, estética.

Créditos imagem: olaser / Getty Images Signature

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário