O Plano de Capacitação serve como um norte para as ações de capacitação, pois além de definir critérios e metodologias que serão utilizadas para o desenvolvimento profissional dos servidores, também auxilia-os a desempenhar com mais eficiência suas competências.
O Plano de Capacitação é o reflexo da busca do setor público por excelência e pela melhoria da qualidade dos serviços ofertados à comunidade.
Costuma ter uma metodologia orientada para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que sejam necessárias ao desempenho das atividades dos servidores dentro do setor.
Essas ações de capacitação possuem como objetivo adequar as competências individuais às competências necessárias a cada cargo, promovendo o desenvolvimento contínuo do servidor.
O foco, naturalmente, é a efetividade, a fim de oferecer melhores serviços ao cidadão usuário de serviços públicos.
Ferramenta é utilizada para desenvolvimento dos servidores
Através do Plano de Capacitação, o servidor poderá adquirir competências necessárias por meio de ações organizadas que atendam a três níveis de competências:
- Competências fundamentais: Que se referem ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a todos os servidores.
- Competências gerenciais: Que se referem às competências que os servidores que ocupam cargo de chefia e possuam equipes sob sua coordenação devem desenvolver como pré-requisito para o exercício de funções gerenciais.
- Competências específicas: Que se referem às competências técnicas ou vinculadas às especificidades de cada setor.
Através do plano de capacitação anual é possível estabelecer boas práticas sobre as ações que levam a uma formação continuada, além de também ampliar as políticas voltadas às relações de trabalho, melhorando dessa forma, os serviços prestados à sociedade.
Cidades que investem em planos de capacitação de servidores
Em Niterói, no Rio de Janeiro, o desenvolvimento dos servidores é uma das prioridades da gestão municipal, que inclusive, está prevista no planejamento estratégico “Niterói Que Queremos” e no Programa “Niterói mais Resiliente”, lançado em 2017.
O Plano de Capacitação atua no planejamento, na execução e na avaliação das atividades relacionadas à formação, à especialização, à atualização e também ao desenvolvimento dos servidores municipais.
Para o Plano de Capacitação 2022 – 2023, a aposta foi em uma construção mais participativa, com a realização de uma ampla consulta pela Prefeitura de Niterói, como forma de captar os conhecimentos, habilidades e comportamentos que serão necessários para que a administração municipal funcione de forma mais eficaz.