A obtenção da modernidade da gestão administrativa municipal passa por realizar investimentos em ferramentas com os recursos de qualidade e agilidade da tecnologia blockchain. Trata-se da aplicação de modernas tecnologias, que agrupam um conjunto de informações e se conectam por meio de criptografia. Dessa forma, ao utilizarem essas ferramentas, os municípios atualizam a gestão, promovem agilidade, qualidade e transparência nos serviços prestados para população.
Como funciona a tecnologia blockchain?
Blockchain é a tecnologia de registro capaz de armazenar dados, sendo possível verificar informações de maneira simples e confiável, sem depender de terceiros. Esse modelo permite que pessoas comuns, se tornem servidores de uma rede compartilhada, com dados armazenados em diversos computadores.
Com essa eficaz ferramenta, cada usuário dessa rede, possui uma cópia de todas as informações contidas no blockchain. Essa dinâmica permite que o banco de dados funcione sem a necessidade de uma entidade reguladora.
Interatividade e participação dos cidadãos
Essa modernidade também possibilita que as administrações públicas e os cidadãos possam interagir de forma digital e sem precisar de intermediários. Isso facilita e agiliza os trâmites burocráticos em cartórios e prefeituras. O blockchain permite que cidadãos e governantes saibam a origem e o destino de cada recurso.
Destacando que as plataformas blockchain garantem a segurança, confiabilidade, transparência e o anonimato nas consultas realizadas junto à população, tais como: eleições, pesquisas de opinião e referendos.
Essa ferramenta possibilita melhor comunicação entre os governantes e os cidadãos nos processos burocráticos. Além disso, a tecnologia permite maior transparência no planejamento urbano. O resultado é maior integração do cidadão como a gestão de sua cidade.
Diversos serviços controlados
Esse sistema se encarrega de fazer comprovações e transações seguras na Internet. Além disso, promete revolucionar a gestão das cidades inteligentes através do Blockchain4Cities, uma iniciativa para coordenar, integrar e controlar os diferentes serviços urbanos.
Experiências da tecnologia blockchain no Brasil
A experiência da tecnologia blockchain no Brasil acontece na cidade de Teresina. A cidade é primeira a utilizar blockchain para o planejamento do transporte público. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e Coordenação da Prefeitura de Teresina e pela Agenda 2030, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito e a Organização dos Estados Americanos (OEA).
Blockchain em Dubai
No contexto internacional no uso de blockchain na gestão pública, destacamos Dubai, considerada uma das cidades mais inteligentes do mundo. A experiência é desenvolvida a partir de uma parceria com a IBM e Consensys. Na cidade foi desenvolvida uma plataforma que reduziu o custo do Estado com processos burocráticos.
Projeto para integrar o blockchain nas cidades
Existem vários modelos de integração digitalizados e inovadores com a ferramenta blockchain. As mais exitosas experiências ocorrem nas cidades de Gotemburgo, Chicago e Cingapura. Essas são muito digitalizadas e com modelos de gestão urbana avançados e sustentáveis. Especialmente em termos de mobilidade, eficiência energética, tratamento de resíduos e participação cidadã. As smart cities inspiraram iniciativas como Blockchain4Cities, uma iniciativa Organização das Nações Unidas (ONU) para viabilizar ações com blockchain nas cidades inteligentes.