Antigo, o nomadismo é um estilo de vida em que os seus aderentes não têm uma habitação fixa. Ultimamente o termo ganhou mais destaque com os chamados nômades digitais. Em suas características, eles trabalham pela internet e não precisam ficar horas em um lugar pré-estabelecido.
Assim sendo, os seguidores do nomadismo digital podem optar por outros países ou cidades que possam oferecer uma boa qualidade de vida. Nesse sentido, algumas cidades brasileiras também são famosas por conseguir atrair nômades digitais.
1. João Pessoa – PB
Com uma população de quase um milhão de habitantes, João Pessoa é uma popular cidade costeira no estado da Paraíba. Conhecida pelas suas belas praias paradisíacas e seu clima, esse centro figura como uma atração para os nômades digitais que querem ter uma visão que só é possível encontrar no Brasil.
2. Florianópolis – SC
Assim como a primeira cidade, Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, também é conhecida pelas suas belezas naturais. Com diversas praias e um clima agradável, o nômade digital pode preferir lugares que promovem uma sensação de lazer maior.
3. Ouro Preto – MG
Agora, partimos para Minas Gerais. Com uma população de aproximadamente 75 mil habitantes, Ouro Preto é uma cidade colonial que manteve toda sua estrutura ao decorrer dos anos.
Ela é conhecida principalmente pela sua arquitetura barroca. Portanto, esse ambiente histórico pode transferir uma atmosfera inspiradora para os nômades digitais que buscam escapar das grandes cidades. Além disso, falando em belezas naturais, Ouro Preto não fica atrás dos demais com suas paisagens montanhosas.
4. Torres – RS
Torres é conhecida por ter as praias mais belas do estado do Rio Grande do Sul. A estrutura da cidade, em conjunto com seus encantos naturais, fazem da cidade uma das mais visitadas da região. Ela também engloba a única ilha marítima do estado, a Ilha dos Lobos. A sua população é pequena, segundo dados de 2020, era de 39 mil pessoas.
O que mais os nômades digitais devem levar em consideração?
Em primeiro lugar, sua prioridade deve ser uma conexão estável com a internet. Referente às preferências dos elementos da cidade, é natural que cada um tenha a sua. Portanto, existem aqueles que não gostam de praias, o que é um fator que influencia o preço das cidades, como as citadas. Por fim, devem considerar um ambiente em que eles se sintam bem e possibilitem uma boa qualidade de trabalho.
1 comentário
[…] habitantes, e nos últimos 12 anos eles experimentaram um crescimento expressivo, superando grandes cidades, especialmente aquelas com mais de 500 mil habitantes. “Esse é o fato novo do Censo”, declarou […]