São Rafael tem melhor índice de gestão municipal do Vale do Açu.

 

O Conselho Federal de Administração (CFA) divulgou o ranking das cidades com melhor IGM (Índice de Gestão Municipal) e São Rafael ficou com a melhor colocação do Vale do Açu, no geral ficou em 16º dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, em relatório apresentado semana passada.

 

O resultado foi recebido com satisfação pelo prefeito Reno Marinho (PR). “Conquistar essa colocação é motivo de orgulho para toda equipe, para o nosso município. Ano passado estávamos na 23ª colocação, hoje somos o 16º de todo o RN, com a nota 6,84, a primária colocação ficou Passa e Fica com 7,77. Vamos continuar trabalhando com honestidade e seriedade para garantir ainda mais melhorias para o nosso povo”, disse Reno.

 

O Índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração, que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública. Em 2017, os dados foram atualizados. Durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).

 

Nos encontros, foram identificadas oportunidades de melhoria do índice e, em 2018, foi construída uma nova metodologia, destacando-se dois pontos principais: a) agrupamento de municípios semelhantes e, b) definição de metas a serem atingidas pelos municípios, aprimorando-se, assim, a metodologia anterior ao permitir uma comparação mais justa e efetiva entre os municípios.

 

O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.

 

Fonte: Portal No ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *