RevelaGov : Inteligência Artificial no combate a fraude nos municípios brasileiros.

 

Ex alunos da USP se juntam e criam sistema que identifica indícios de irregularidades e fraudes no país.
Os ex alunos da USP Rafael dos Anjos (FEA/RP) e Barbara Krysttal (USP/SP) , juntamente com Lucas Madureira dos Anjos, Taís Malta, Andre Luiz Martins fizeram as instruções e criação da plataforma Revela Gov, a ideia é de revelar os dados governamentais de forma rápida, detalhada, tecnológica e de fácil entendimento para o setor público bem como para a sociedade.

 


O programa de investigação possui mais de 299 fontes de dados públicos e mais de 9 “robôs”, para obter e cruzar grandes volumes de informações em busca de irregularidades. Eles conseguiram monitorar mais de 1801 órgãos públicos bem como 644 municípios do Estado de São Paulo.

 


Utilizando técnicas de bigdata, estatística avançada e inteligência artificial, o RevelaGov mapeou mais de 1 milhão de indícios de irregularidades nas prefeituras paulistas relativas a despesas entre 2008 e 2018, como compras realizadas sem licitação acima do valor autorizado pela legislação.

 


“O RevelaGov tem o objetivo de proporcionar transparência para a população, diminuindo a assimetria de informações entre a sociedade e órgãos públicos. Buscamos empoderar o cidadão para o exercício do controle social, atuando na fiscalização do uso dos recursos municipais”, explica Rafael dos Anjos, autor da tese que originou a plataforma.
Oficialmente, o RevelaGov foi disponibilizado para a sociedade, durante o evento “10 Dias de Combate à Corrupção”, realizado em novembro do ano passado em Ribeirão Preto. Utilizando a plataforma, a população denunciou 33 indícios de irregularidades no Executivo e Legislativo local, que foram encaminhadas aos órgãos competentes, como Ministério Público e Polícia Federal.

 


De acordo com a Gestora de Políticas Públicas Barbara Krysttal, a plataforma é essencial para o controle institucional e para o controle social, dada a realidade de se ter parâmetros de reg flgas frentes as investigações, outro ponto esta na questão dos indicadores do IEGM em que o indicador de planejamento é um dos com o menor valor em nota, sendo assim utilizar os dados pode auxiliar além do monitoramento, do controle interno e externo, também o planejamento municipal, as compras públicas, bem como os dados necessários frente previdência e servidores. Outro importante ponto é que a plataforma também mostra sócios e a rede relacionando os fornecedores, gastos e efetividade das políticas públicas.
A plataforma Revela Gov é finalista de um desafio internacional do MIT ( Instituto de Tecnologia de Massachusetts) , ou seja o programa foi um dos 1,4 mil projetos de 160 países inscritos no Solve Challenge, que fomenta soluções inovadoras para resolver problemas globais em quatro pilares: Cidades Sustentáveis, Economia Circular, Desenvolvimento da Primeira Infância e Inovação Voltada para a Comunidade. A seleção dos vencedores será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro de 2019, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU ( Organização das Nações Unidas).

 


Barbara Krysttal Motta Almeida Reis
Gestora de Políticas Públicas USP , Pós Graduação Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales (TCM) , Conselheira de Combate à Corrupção, Controle Interno e Transparência da APREESP.

 

 

Rafael dos Anjos
Administrador(USP), Advogado(UNAERP), especialista em direito tributário(IBET), mestre e doutor em administração (USP).

 

Fonte: Diretoria de Comunicação ANAFISCO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *