Prefeitos arrecadarão 20% a mais com o ISS neste ano.

por Grupo Editores Blog.

 

As finanças municipais terão um alívio com a mudança na cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS), em vigor desde o início do ano. Em média, a receita com esse tributo deve aumentar mais de 20%, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

 

A cobrança deixou de ser feita no município de origem e passou a ser feita no destino. Isso significa que as empresas terão de recolher o ISS no local de prestação do serviço, não mais na sede da companhia. A mudança vale para as operações com cartões, leasing (arrendamento mercantil) e planos de saúde, e foi aprovada para acabar com a chamada guerra fiscal entre os municípios. Com isso, as empresas terão de recolher os valores a milhares de prefeituras.

 

Antes, o imposto sobre uma transação com cartão de crédito feita em Porto Alegre seria recolhido pela sede da operadora do cartão, não pela capital gaúcha. Assim, no caso das operadoras de cartão, é necessário recolher o ISS em cada local onde há uma maquininha realizando uma operação. Já os planos de saúde, pagam o imposto nas cidades onde estão os beneficiários.

 

A lei prevê que a cobrança do ISS deve ser de 2% a 5%, mas algumas prefeituras recolhiam, na prática, menos de 0,5%, uma vez que descontavam da base de cálculo pagamentos de outros tributos, como PIS/Confins. Quem cobrar menos _cará sujeito a responder por improbidade.

 

Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a nova lei acaba com os municípios que, na prática, funcionam como “paraíso fiscal”. Eles atraíam as empresas para operarem nas suas sedes com descontos no ISS. O problema maior era no setor bancário.

 

“Agora, vai aumentar arrecadação”, afirma o presidente da CNM. Os municípios não terão mais incentivo para conceder vantagens às empresas. A nova fonte de receita pode representar um alívio para as finanças municipais, mas os gestores precisam fazer atualizações para receber os recursos.

 

Sobremaneira, o maior impacto nos cofres dos municípios se deve à desconcentração da receita a partir da mudança do local de recolhimento do imposto, principalmente no caso de serviços financeiros.

 

A CNM fez uma pesquisa com os municípios que realizaram ações para a atualização do tributo. O estudo envolveu 4.107 municípios, que representam 73,8% das cidades brasileiras.

 

Do total que respondeu à pesquisa, 3.875 (94%) estavam desenvolvendo ações para a atualização da lei. Desses, 2.253 cidades (54,9%) informaram que já estavam com a lei publicada.

 

Em 136, o texto havia sido encaminhado para a sanção do prefeito. Outros 762 municípios estavam escrevendo a minuta e 742 aguardavam aprovação da Câmara de Vereadores.

 

A pesquisa mostrou que 68,4% dos municípios oferecem diversificadas formas de pagamento de imposto.

 

Fonte: Diário do Nordeste.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário