Os conceitos que devem ser utilizados no processo de melhoria da gestão pública.

 

A inovação é uma das palavras mais procuradas pela gestão pública atual. Inovar é criar algo novo e produtivo, que traga resultados. Por isso, no mercado, quem inova, sai na frente dos seus concorrentes e tem um caminho muito mais fácil para o sucesso. No setor público, inovar é tão ou mais importante, pois permite entregar o que a população precisa de forma mais rápida, diminuindo o tempo de espera e a burocracia. Por isso, confira 4 conceitos inovadores que devem ser usados na melhoria da gestão pública.

 

1 – A automação

 

A automação já é um conceito bem conhecido, que está cada vez mais presente na vida de todos. Mas, existem muitas formas interessantes de inovar com esta ideia, especialmente em relação ao seu uso.

 

Um exemplo, é o TRE de Santa Catarina, que usou este pensamento para fazer o cadastro biométrico automatizado de todos no estado. O projeto foi bem grande, trazendo o apoio de diversos setores, mas obteve muito sucesso. O órgão foi até mesmo reconhecido com o prêmio HubGov,que visa homenagear os setores e órgãos públicos que apostam em inovação.

 

2 – O Hackathon

 

O Hackathon é uma ideia que também vem ganhando cada vez mais força. Neste tipo de reunião, que é uma espécie de maratona tecnológica, diversas pessoas se trancam em um ambiente por alguns dias, para tentar encontrar uma solução inovadora para um determinado tipo de problema.

 

O Hacking.rio é o maior evento deste tipo da América Latina. Com apoio da prefeitura, o evento traz soluções sobre diversos temas, para fazer a melhoria da cidade, englobando conceitos como educação, saúde, mobilidade urbana e vários outros.

 

3 – A alocação de verba inteligente

 

Uma ideia muito interessante que também aborda o tema da automação se iniciou no Mato Grosso do Sul, com a implementação do Cheff Escolar.

 

Esse software ajuda a Secretaria de Educação do Estado a preparar a merenda dos alunos de forma mais inteligente, considerando diversos fatores, como a verba que a escola tem à disposição e até mesmo as preferências alimentares dos estudantes e suas restrições por conta de alergias, por exemplo.

 

A solução é um ótimo exemplo de como a inovação pode permitir encontrar formas de ajudar praticamente qualquer aspecto da gestão pública.

 

4 – A Internet das Coisas

 

A internet das coisas tem um potencial tão grande que o próprio Governo Federal já se adiantou e se prepará-la para explorar esta ideia. O conceito é que o poder de processamento e a internet serão tão poderosas que, muito em breve, tudo irá estar conectado à internet.

 

OPlano Nacional da Internet das Coisas já tem mais de R$ 500 milhões em um fundo, que visa promover a expansão deste conceito pelo território nacional.

 

Entre os objetivos do plano está criar linhas de crédito para órgãos públicos que promovam soluções de acordo com a Internet das Coisas.

 

O que você acha da inovação na gestão pública? Ainda existe muito espaço para novas soluções que podem ajudar muito o país! Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e se quiser saber mais sobre o assunto, continue no nosso blog.

 

Fonte: Editores Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *