Novo imposto francês sobre gigantes da internet pode arrecadar 500 milhões de euros por ano.

por Grupo Editores Blog.

 

Um imposto de 3% sobre o faturamento na França das grandes companhias de internetpodem gerar 500 milhões de euros em impostos, afirmou neste domingo o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire. O imposto é direcionado a empresas com faturamento digital global de ao menos 750 milhões de euros e que na França faturem mais de 25 milhões de euros.

 

De acordo com Maire, o imposto deverá afetar cerca de 30 empresas, na sua maioria americanas, mas também chinesas, alemãs, espanholas e britânicas, assim como uma francesa e outras de origem francesa depois adquiridas por estrangeiras. O jornal Le Parisien, que conversou com Maire, incluiu nessa lista empresas como GoogleAmazonFacebook e Apple, além de Uber, AirBnB e Criteo dentro as que devem ser atingidas.

 

“Um sistema impositivo para o século 21 deve se basear no que tem valor, e isso hoje é a informação”, defendeu o ministro, acrescentando que o imposto é também uma questão de justiça, já que as gigantes digitais pagam hoje cerca de 14% menos impostos que as pequenas e médias empresas europeias.

 

Maire afirmou ainda que o imposto terá como objetivo empresas que ganham comissões na sua intermediação entre outras companhias e clientes. As empresas que vendem seus produtos em seus próprios sites não serão atingidas pela nova taxa. O imposto se aplicaria também a venda de dados pessoais com fins publicitários.

 

A proposta, que está sendo preparada pelo Ministério das Finanças, será apresentada ao gabinete na próxima quarta-feira antes de ser encaminhada ao Parlamento francês.

 

Fonte : Época Negócios.

 

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário