Niterói recebe Prefeitos e Gestores Municipais de todo o Brasil durante a 73ª Reunião Geral da FNP.

por Grupo Editores Blog.

SINDAF/SP, CONACATE e Blog do AFTM marcaram presença no evento.

 

Mais de 100 prefeitos, entre as principais cidades do país, estiveram em Niterói entre os dias 06 e 09 de maio para a 73ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que contou também com a presença de 11 pré-candidatos à Presidência da República: Aldo Rebelo (SD), Álvaro Dias (PODE), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Afif Domingos (PSD), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Manuela D’Ávila (PCdoB), Marina Silva (REDE), Paulo Rabello (PSC) e Rodrigo Maia (DEM). O evento, ocorrido em Niterói, entre 06 e 09 de maio, marcou o último encontro de prefeitos promovido pela entidade antes das eleições de 2018.

 

A programação, que ocorreu no Caminho Niemeyer, Centro da Cidade, incluiu seminários, workshops e palestras, que contaram com a presença de lideranças de importantes instituições, como BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Latino Americano de Desenvolvimento – Cooperação Andina de Fomento (CAF), entre outros.

 

Na oportunidade, os Prefeitos aclamaram a “Carta de Niterói”, documento que foi finalizado na Plenária da Reunião Geral, contendo as principais demandas dos municípios – saúde, educação, segurança e emprego. A carta foi apresentada aos pré-candidatos à presidência da república.

 

Segundo o prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette, presidente da FNP, a carta apresenta os problemas que mais afligem a população. “Saúde, educação, segurança pública e emprego. São essas coisas que estão preocupando o povo brasileiro”, comentou.

 

Para o governante, os esforços empregados pelas prefeituras, que nas palavras dele estão “cada vez mais fragilizadas”, não têm sido suficientes para sanar toda a demanda. “Nós precisamos de apoio do governo federal”, frisou.

 

O encontro foi considerado um dos eventos mais importantes na agenda eleitoral deste ano. Para Rodrigo Neves, prefeito de Niterói e anfitrião, “é fundamental que os municípios assumam cada vez mais o protagonismo no debate da superação da crise porque as pessoas não vivem nos estados e na união, elas vivem nas cidades”, declarou.

 

As carreiras de estado, em especial os Auditores Fiscais Tributários Municipais, também marcaram presença no encontro. Para Rafael Aguirrezábal, Vice-Presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais Tributários de São Paulo – SINDAF/SP e Diretor de Assuntos Tributários da Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado – CONACATE, “de fato, é de suma importância que as carreiras típicas de estado, ainda mais aquelas que detém prerrogativas de auditoria, fiscalização e lançamento de tributos, estejam conectadas com os temas debatidos em eventos dessa magnitude. A expertise técnica que temos a oferecer, principalmente no que tange à gestão fiscal, pode servir de suporte para tomada de decisões em políticas públicas por parte dos Prefeitos”, afirmou o dirigente de classe, que também é um dos Editores do Blog do AFTM.

 

Ainda por conta do encontro, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou o Selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e falou do Seminário sobre Pacto Federativo, em parceria com a Cepal. As pautas estratégicas para os municípios no Congresso Nacional e a eleição da Coordenação Política do 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) também estiveram na agenda do encontro. A plenária marcou, ainda, a nomeação das prefeitas de Palmas/TO, Cintia Ribeiro, e de Rio Branco/AC, Socorro Neri, para a diretoria da FNP.

 

A representatividade e a importância das atividades promovidas durante a 73ª Reunião Geral da FNP foram ressaltadas pelo embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet. Em um breve discurso, durante o brunch do evento, o representante francês declarou a importância da troca de experiências entre os dois países: “A participação neste evento é o testemunho da relação mútua e de confiança entre o Brasil e a França, principalmente com a nossa comunidade de negócios”, destacou Miraillet. Ainda de acordo com o embaixador, “a parceria com a FNP é, mais do que nunca voltada ao futuro das cidades”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Editores Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário