Atitudes que o setor público precisa tomar para contribuir com a sustentabilidade ambiental.

por Grupo Editores Blog.

 

A sustentabilidade ambiental se tornou um dos assuntos mais importantes para a sociedade moderna, especialmente, para os jovens. Esta parcela da população está cada vez mais preocupada com os efeitos da ação humana no meio ambiente, de modo a garantir a saúde do planeta e, especialmente, a nossa.

 

Com isso em mente, confira 5 atitudes que o setor público deve tomar para contribuir com a sustentabilidade ambiental.

 

1 – O uso ideal dos recursos

O setor público tem um papel e uma responsabilidade bem grande neste objetivo. Além de regulamentar e criar leis para preservar o meio ambiente, é preciso ser o exemplo e implementar ações que usem os recursos de maneira ideal.

 

Existem inúmeras ações simples que o setor público pode tomar para ajudar neste sentido. O próprio TSU traz um conceito como o IASA, Índice de Acompanhamento de Sustentabilidade na Administração. É uma forma de avaliar como um setor cumpre estas simples metas.

 

Um exemplo, é a racionalização do uso de água e energia elétrica, além da promoção da coleta seletiva e da gestão de resíduos eficiente. A forma de fazer isso é através de um conjunto de atitudes simples, no dia a dia, com a colaboração de todos os envolvidos no setor.

 

2 – Criando cidades sustentáveis

 

Começando com o próprio ambiente de trabalho, os municípios, especialmente, podem trazer uma forma de expandir essas ações e trazer um conceito de sustentabilidade para todas as cidades. Por exemplo, o programa cidades sustentáveis traz formas que o poder público pode usar para tornar toda a cidade mais sustentável. Para quem não conhece, também vale a pena a leitura.

3 – Não esqueça o aspecto humano

 

Com todas as atitudes para criar um modelo mais sustentável, é fundamental não se esquecer do componente humano. Como a outra ponta desta interação, a parte humana é essencial para criar um ambiente sustentável.

 

Por isso, o setor público precisa criar ações de educação e engajamento da população, assim como ações para tirar certa parte do público de situações que sejam mais precárias.

 

4 – Incentivos para as empresas

 

Além da população e do próprio setor público, existe um terceiro grande componente nesta interação: as empresas. Os municípios também podem elaborar programas de educação e engajamento, mas com este setor, existem formas mais estratégicas de resolver o problema.

 

Por exemplo, é possível que haja incentivos fiscais, apesar deste ser um assunto delicado e que demanda muito estudo. Uma atitude mais simples e imediata é promover ações de parceria em conjunto com as prefeituras e empresas para incentivar as boas práticas ambientais, dentro e fora dos negócios.

 

5 – Planeje

 

Por fim, a principal atitude para criar um setor sustentável é fazer o planejamento para isso. Assim, fica mais fácil implementar soluções sustentáveis que sejam inovadoras, definindo prioridades e criando planos para que elas sejam de fato implementadas.

 

É uma boa prática também contar com a transparência e disponibilizar este plano para a população, de modo que a mesma possa avaliar o andamento. Afinal, criar um planeta sustentável é responsabilidade de todos.

 

O que você acha? Tem alguma atitude que o seu município toma para promover a sustentabilidade? Então deixe o seu comentário abaixo e participe da conversa!

 

Fonte: Editores Blog.

Você também pode se interessar por:

1 comentário

Smart contracts e gestão de serviços públicos: automação de processos para melhorar a eficiência - Simplifica Já 16 de junho de 2023 - 17:13

[…] Outro exemplo notável é Curitiba, pioneira no uso de tecnologias de gestão urbana no Brasil. A cidade conta com um robusto sistema de transporte público integrado, apoiado por uma estratégia de mobilidade urbana eficiente e tecnológica, que se destaca como exemplo de inovação e sustentabilidade. […]

Responder

Deixar um Comentário