As políticas socioambientais que devem ser aplicadas no setor da gestão pública.

 

A preocupação com o meio ambiente e com a sociedade estão cada vez maiores, para todos os cidadãos. Com o medo do impacto da ação humana no meio ambiente, que pode colocar em risco a nossa civilização, existe uma preocupação ativa em protegê-la. O governo como representante maior do desejo da população, deveria estar atento a essa demanda e ajudar a atendê-las. Com isso em mente, confira essas 5 políticas socioambientais que devem ser aplicadas no setor da gestão pública.

 

1 – Ações de desenvolvimento das comunidades

 

Essa é a primeira ação que deveria ser feita no setor da gestão pública, o desenvolvimento geral da comunidade. Essas ações podem tomar inúmeros formatos, de modo a se encaixar nas características únicas de cada região e cidade do Brasil. Isso pode através de aplicações de negócios, ajudando empresas e estudantes a desenvolverem soluções úteis para a comunidade e sociedade.

 

Podem ser empregadas soluções de desenvolvimento educacional, para jovens e adultos, além de ações culturais e esportivas para trazer mais qualidade de vida para a comunidade. As possibilidades são praticamente infinitas.

 

2 – Programas de reciclagem

A função do governo também é servir de exemplo. Implementar soluções dentro da própria gestão pública é uma forma de incentivar outros a fazer o mesmo.

 

Um ótimo exemplo é estabelecendo programas de reciclagem consciente. O lixo acumulado pela sociedade é um dos nossos principais problemas, por isso, um programa de reciclagem que se inicie com a gestão pública é uma excelente forma de lidar com esse problema, contando com o apoio da população.

 

3 – Programas de plantação de árvores

Outro programa bem interessante que pode ser feito pela gestão pública são os programas de reflorestamento. A gestão pública pode incentivar, e começar, a implementar estes programas para incentivar o reflorestamento na sua região, ou em algum local bem próximo.

 

Essa ação é importante para ajudar a contrabalançar o desmatamento desenfreado que afetou o nosso planeta durante bastante tempo. Além disso, a presença das árvores é fundamental para aliviar o risco de problemas como o aquecimento global.

 

4 – A conscientização sobre a água

 

O recurso mais importante do nosso planeta, e essencial para nossa sobrevivência, ainda não é tão protegido quanto deveria. Por isso, o primeiro passo é estabelecer programas de conscientização sobre o uso sustentável da água, dentro dos próprios setores de gestão pública. Em seguida, essa prática pode se estender para toda a população.

 

Podem ser implementados, por exemplo, formas de economizar água dentro do próprio setor.

 

5 – O cuidado com os animais

 

Os animais também fazem parte de nossas comunidades, por isso, ações que visam protegê-los também são importantes para a gestão pública.

 

Essas ações podem ter uma variedade enorme. Podem ser ações de conscientização em relação à importância de proteger os animais, apoio às diversas ONGs espalhadas pelo Brasil que resgatam e promovem a adoção dos mesmos, programas que permitem a castração gratuita de animais de estimação ou mesmo da rua e diversos outros.

 

Como parte integrante da comunidade, e como a espécie superior, é nossa obrigação protegê-los.

 

O que você acha? É possível implementar essas soluções no seu setor de gestão pública?

 

Fonte: Editores Blog.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *