As coisas que você precisa saber sobre a ética na gestão pública.

por Grupo Editores Blog.

 

A área de Gestão Pública se ocupa de inúmeras responsabilidades sociais, afinal de contas, seu foco consiste no desenvolvimento pleno da administração pública para atender aos cidadãos de forma justa e eficiente.

 

Tendo isso em mente, fica fácil entender a importância e a obrigatoriedade da ética para todo e qualquer profissional que atua na Gestão Pública.

 

Para melhor compreender o comportamento ético nessa área tão importante para a sociedade, que tal conferirmos 3 fatos sobre a ética na gestão pública?

 

Ética nos códigos de condutas

 

Se você já ocupa algum cargo público, então já deve estar familiarizado com algum código de ética.

 

Um código de ética nada mais é do que um documento que estabelece uma série de diretrizes que orientam as condutas profissionais. Embora sejam mais recorrentes no setor público, os códigos de ética estão se expandindo também para as empresas privadas, tamanha sua importância para garantir a integridade de toda e qualquer organização.

 

Para você que é servidor público ou está se preparando para atuar na gestão pública, é interessante observar que os códigos de ética fazem parte da rotina de todos os profissionais que trabalham para os interesses da sociedade. Isso porque a esfera pública possui uma moral administrativa que difere da moral comum e precisa ser considerada.

 

Os servidores públicos precisam agir não somente de acordo com o princípio da legalidade, mas também por meio dos preceitos éticos da probidade, do decoro e da boa-fé. O que indica que a ética também deve nortear as práticas dentro da gestão pública, de modo a garantir a justiça e a ordem social.

 

Por isso, procure se informar mais sobre os códigos de ética que regulamentam a sua profissão ou a instituição que você trabalha. Se atentar a essas diretrizes tornará a sua carreira na gestão pública muito mais justa e íntegra.

 

Ética nos concursos públicos

 

Está se preparando ou já se preparou para realizar um concurso público? Então provavelmente já percebeu a importância que a ética tem nas provas.

 

De uns anos para cá, as bancas têm cobrado de forma mais intensiva os conteúdos que envolvem a ética no serviço público. O motivo é óbvio: os candidatos devem reconhecer que para trabalhar em entidades públicas, é preciso muito mais do que o conhecimento em áreas como administração e políticas públicas.

 

É necessário que os futuros profissionais entendam que o vínculo com a gestão pública demanda o cumprimento de muitas normas e valores, o que irá impactar significativamente na qualidade de seu trabalho em favor da população.

 

Guarde bem essa informação e saia na frente de seus concorrentes nas provas.

 

Ética nas políticas de Compliance

De fato, a preocupação com condutas éticas tomou conta das organizações públicas. Prova disso é o crescimento cada vez mais evidente das políticas corporativas de compliance.

 

Compliance consiste no conjunto de disciplinas que visam promover uma cultura ética nas organizações. Com o auxílio dessa política corporativa, é possível viabilizar de forma mais efetiva a prevenção, detecção e remediação de atos ilícitos que prejudicam a administração pública.

 

Um sistema compliance tem como intuito atuar em harmonia com o código de ética e conduta das instituições, para disseminar práticas de integridade em seu âmbito interno.

 

Aprofundar-se nessa nova tendência pode ser uma oportunidade única de alavancar sua carreira na gestão pública.

 

Fonte: Editores do Blog.

Você também pode se interessar por:

Deixar um Comentário